domingo, 19 de agosto de 2012

O AMOR DO PAI


Observemos a parábola e tiremos lições do que Deus faz na vida daqueles que se arrependem de seus pecados:
“O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos” Lucas 15:22-23.
DEUS LIMPA. Aquele filho estava sujo e malcheiroso, exatamente como ficam os que se enlameiam no pecado. Imagine agora esse moço depois de um bom banho, limpo, barbeado, cheiroso e com roupas novas. Ao invés daquela imundície agora ELE É LIMPO! É isso que Deus faz na vida de quem se arrepende: lava de seus pecados, limpa completamente a sua vida física, moral e espiritual, transforma imundos em LIMPOS. Agora somos o bom perfume de Cristo!
DEUS HONRA. O filho pediu que pudesse ser apenas um empregado. A sua vergonha era tanta que ele não se sentia mais digno de ser chamado de filho, afinal havia desprezado seu próprio pai. Esse é o sentimento de quem cai em si e vê a impureza de seu pecado. Não há mais arrogância ou prepotência, só um sentimento de humilhação perante Deus, e o desejo de servi-Lo sem restrições. E Deus honra Seus filhos. O anel no dedo era um sinal de que ele não havia perdido a sua filiação. Deus não nos trata como mereceríamos – meros escravos – mas como filhos.
DEUS CUIDA. O filho voltou descalço. Aqueles pés estavam sujos e feridos pelas pedras e espinhos do caminho, ele precisava de cura e proteção para caminhar. Seu pai manda que coloquem sandálias em seus pés. Assim também nosso Pai Celeste cuida de cada um de nós, curando nossas feridas e calçando nossos pés com a preparação do Evangelho da paz (Ef 6:15). Curados e protegidos podemos prosseguir na nossa caminhada da vida, pisando serpentes e escorpiões e todo poder do maligno, e nada poderá nos causar dano (Lc 10:19).
DEUS SE ALEGRA. Após tudo isso aquele pai amoroso ordena que se faça uma festa. O motivo: “porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se.” (Lc 15:24). E é o próprio Senhor Jesus Quem nos diz: “Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.” (Lc 15:10). Tenho a impressão que muitos de nós pensam em Deus como se Ele fosse frio e calculista, sem sentimentos, sem lágrimas e nem alegria. Mas a Bíblia nos afirma que assim como Ele Se entristece por causa dos que se afastam de Seu amor (Mt 23:37; Jo 11:35; Ef 4:30); Ele também Se regozija com o retorno do filho ao lar.
Firmemos nossas convicções no amor desse Pai amoroso que é o nosso Deus. Que jamais nos afastemos de Seu infindo amor, cuidado e proteção. E você que está longe da casa do Pai, volte para Ele, receba seu perdão, correção, cuidado, restauração, proteção e amor. Alegremo-nos e sempre no Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário