terça-feira, 24 de maio de 2011

Uma questão de PRINCIPIOS

vidaabundante@hotmail.com


“... Como poderia eu, então,
cometer algo tão perverso e pecar 
contra Deus?”
Genesis 39:9


Em Genesis 39, encontramos uma das ilustrações clássicas de como o sistema de valores pessoais pode pesar na balança de uma sociedade. José, filho de Jacó, mordomo na casa de Potifar, lutava contra as investidas sexuais de sua patroa, esposa de seu senhor. Encontramos neste jovem um caráter impecável. Ele estava disposto a abrir mão das delícias sedutoras oferecidas por uma mulher sensual para não comprometer suas convicções.

Em três declarações neste capítulo, ele indica seu valores, que se destacam como um farol em meio a tempestade.

Na primeira declaração, José afirmou que seria infiel ao se mestre se tivesse relações sexuais com a esposa dele. Em sua segunda declaração, ele ressalta que seria infiel também consigo. Na terceira, ele declara que não cometeria tal pecado, pois seria infiel ao seu Deus. O valor de caráter citado por Josué, a “fidelidade”, abrangeu três pessoas: Potifar (mestre), Josué (ele mesmo) e Deus.

Muitos falam sobre determinados valores que deveriam adotar, mas não os inserem no cotidiano de suas vidas. Valores cristãos e familiares contêm dois elementos essenciais: o quê e por quê. Nossa tendência é enfocar demasiadamente o “quê”, esquecendo-nos do “por quê”. Quando os pais comunicam valores a seus filhos, precisam ajudá-los a raciocinar sobre a razão de estes valores serem tão importantes, e desafiá-los a não aceitá-los apenas porque seus pais o aceitam, mas porque eles concluíram e aceitaram a sua importancia para si.

Quero fazer algumas sugestões
sobre como podemos dinamizar o ensino de valores cristãos a nosso filhos:

ü  Desenvolvam um relacionamento de qualidade com seus filhos.
ü  Permitam que eles se expressem, mesmo que suas idéias e opiniões sejam divergentes das suas.
ü  Deixem seus filhos experimentarem e aprenderem através das consequencias do seu comportamento.
ü  Encorajem seus filhos a se envolverem em servir outras pessoas.
ü  Seja exemplo do que ensinam.

Há uma série de integridade e credibilidade nas lideranças familiares. Os filhos aguardam uma demonstração que dará garantia aos valores. Se eles puderem ver a fé dos pais em ação, certamente suas vidas serão abençoadas.

Pense niso:
Devemos encarar com seriedade a tarefa de transmitir os valores cristãos a nossos filhos. Precisamos trabalhar com amor para que eles reconheçam a importância desses valores. Suas vidas serão melhores à medida que os praticarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário