sexta-feira, 3 de junho de 2011

GUERRA CONTRA NÓS!! MESMOS??

vidaabundante@hotmail.com


“De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?”
Tiago 4:1

1. A fonte de todas essas guerras está dentro do nosso próprio coração (v. 1; 3:14,16). A essência do pecado é o egoísmo. Eva caiu porque quis ser igual a Deus. Abraão mentiu porque queria se proteger (Gn 12:10-20). Acã causou derrota a Israel porque egoisticamente tomou o que era proibido. Somos como Tiago e João, queremos lugar especial no trono.

2. Desejos egoístas são coisas perigosas. Eles levam a ações erradas (v. 2). E eles levam a orações erradas (v. 3). Quando as nossas orações são erradas, toda a nossa vida está errada. Nossas orações não são respondidas quando há guerras entre os irmãos e paixões dentro do coração.

3. Orações não respondidas – Tiago muda da nossa relação horizontal para a nossa relação vertical. Quando temos guerra com os irmãos, temos a comunhão interrompida com Deus. Enquanto a oração seria a solução (v. 2b), mas na prática a oração não funciona (v. 3a) porque ela está motivada pela mesma razão que provoca as contendas (v. 3b).

4. Não cobiçarás é o décimo e último mandamento da lei. Quebramos toda a lei quando quebramos esse mandamento. Desejo egoista e oração egoísta conduz à guerra. Se há guerra do lado de dentro, haverá guerra do lado de fora.

PENSE NISSO:
O cristão tem três grandes inimigos: o mundo (oportunidades e soluções falsas), a carne (nossa vontade de praticar o mal) e o diabo. Pessoas que estão em guerra consigo mesmas, são infelizes. 

2 comentários:

  1. É muito importante estarmos em paz com nossos irmãos e com o Pai. O segredo está em nos enchermos do Espírito Santo e mortificarmos a cada dia a nossa carne.
    Deus abençoe, excelente artigo.

    ResponderExcluir
  2. o maior inimigo de um homem é ele mesmo...qdo segue suas emoções e confia em suas habilidades se coloca como Satanás acima do seu criador!

    ResponderExcluir